Como a leitura ajuda a estimular o cérebro?


Do ponto de vista cognitivo, a leitura é um dos exercícios mais completos de todos os exercícios intelectuais.

Isso porque quando lemos precisamos juntar as vogais e consoantes para entendermos o que está escrito e realizar a interpretação e o sentido das frases. Fazemos isso numa velocidade tão grande que nem nos damos conta.

Ao iniciar uma leitura, o cérebro passa a receber uma série de estímulos que não acontecem em nenhuma outra atividade e novas sinapses acontecem em regiões bem distintas como, por exemplo, em regiões ligadas à visão quando lemos um livro que estimula a imaginação.

Para evidenciar ainda mais isso, vou te falar uma frase que, com certeza, vai evocar suas percepções ligadas ao paladar e olfato:

‘Na travessa tinham pedaços cortados de abacaxi, bem geladinhos, mas que não foram experimentados pois o pote de vidro caiu no chão e se quebrou.’

Além de ter que associar todas as letras e formar palavras que, por sua vez, formam frases, nosso cérebro, ao mesmo tempo, ativa emoções sensoriais ligadas ao paladar (tenho certeza de que você sentiu água na boca por lembrar do gostinho do abacaxi!) e à audição, podemos quase que escutar o barulho de uma travessa de vidro partindo-se em pedaços no chão, não é mesmo?

Imagina a quantidade de sinapses formadas quando tudo isso acontece durante a leitura de um livro de ficção!

Durante a leitura também ocorre a ativação de importantes processos mentais como a percepção, memória e raciocínio.

Agora que você já entendeu como a leitura ajuda a estimular o cérebro, vamos ver quais são os benefícios dessa atividade:

4 benefícios da leitura

Estimula a criatividade

Nesse sentido, quando lemos um livro que conta uma história por meio de elementos narrativos (como enredo, marcas temporais e personagens), nosso cérebro processa essas informações como se estivéssemos vivendo realmente aquela situação.

O contato com outras realidades e conhecimento de novos personagens faz com que nos tornemos mais criativos e aptos a aceitar novas realidades.

Amplia o repertório de vocabulário

Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a de desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

Diminui as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas

Dá pra acreditar que, além de tudo isso, o estímulo por meio da leitura é capaz de atrasar os sintomas das doenças neurodegenerativas?

É o que diz um estudo de 2013 publicado pelo jornal Neurology, pois quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, contribuindo para retardar sintomas de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Ler relaxa

Se além de tudo isso você ainda quer relaxar, a leitura também tem esse poder.

Conforme um estudo feito pela Universidade Sussex em 2009, que demonstrou que apenas 6 minutos de leitura diminuiu em até 68% os níveis de estresse, já que os participantes tiveram baixa na frequência cardíaca e alívio de tensões musculares.

A leitura possui benefícios terapêuticos…

Existe uma ciência que faz uso dos livros para ajudar pessoas que sofrem de doenças mentais ou são emocionalmente comprometidas.

A biblioterapia, também conhecida como terapia por meio dos livros, já era vista com bons olhos nas civilizações antigas para a cura de enfermidades. Nos dias atuais ampliou-se o leque de possibilidades e essa técnica é largamente utilizada para depressão, dependência, traumas e ansiedade.

Como você pôde notar, o que não falta é motivo para ler! Seja o livro físico ou  digital — neste contéudo falamos bastante sobre leitura também, e as diferenças entre a leitura física e digital —, você vai melhorar tanto sua saúde cognitiva quanto o seu bem-estar.

E aí, bora ler?

Por journey

system analyst lawyer journalist ambientalist

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: