CAMINHO PARA A ILUMINAÇÃO. caminho budista tibetano de auto-transformação


O caminho budista tibetano de auto-transformação segue fases claras e estruturadas conhecidas como lam-rim.

O lam-rim nos proporciona o conhecimento de como progredir de nossa situação atual até alcançar o estado de Buda.VISÃO GERAL DO CONTEÚDO

O Caminho em Etapas

Ler o Material Avançado

Carma e Renascimento

O carma se refere à compulsão que impulsiona nossos modos de agir, falar e pensar, quando sob a influência de desequilíbrios emocionais, atitudes egocêntricas e confusão básica em relação à vida. Nosso comportamento compulsivo, seja cheio de raiva ou perfeccionismo obsessivo, acumula o hábito de repetir esses padrões e nos leva à infelicidade ou insatisfação. Ele também causa repetidos renascimentos em qualquer uma das variadas formas de vida que apoiará a continuidade da repetição destes padrões. Eles vão continuar a se repetir até conseguirmos quebrar o ciclo para sempre e obter a liberação.

Ler o Material Avançado

Amor e Compaixão

A compaixão é o desejo que todos sejam livres de problemas e sofrimento e das causas de ambos. Baseada no mesmo desejo para nós mesmos, a compaixão surge da constatação de que todos são iguais no desejo de ser felizes e jamais ser infelizes. No entanto, simplesmente desejar que todos os problemas dos outros desapareçam não é suficiente. É necessário também desejar a capacidade de libertar todas as pessoas e, além disso, aceitar a responsabilidade de fazê-lo através do desenvolvimento do objetivo de nós mesmos nos tornarmos um buda. Então, seremos capazes de ajudar a todos da forma mais plena que nos for possível. Entretanto, enquanto treinamos para a iluminação, ajudamos os outros da melhor forma possível ao longo do caminho.

Ler o Material Avançado

Concentração

Com a concentração, a nossa mente fica concentrada em estados construtivos, tais como abertura, amor e compreensão. Por exemplo, ao ouvir alguém e tentar ajudar esta pessoa. Manter a concentração requer acalmar nossas mente no que diz respeito a divagações mentais e apatia. Fazer isto requer atenção plena, vigilância e auto-disciplina. Com atenção plena, podemos manter o estado que geramos sem perder o acesso mental a ele. A vigilância detecta quando perdemos as rédeas da mente e, com a auto-disciplina, nós voltamos a nossa atenção e foco a seus estados anteriores. Com cuidado sincero em relação ao nosso estado mental e seu efeito sobre nós mesmos e sobre os outros, nós nos treinamos para desenvolver essas habilidades através da prática repetida da meditação.

Ler o Material Avançado

Vazio (Vacuidade)

Por causa da confusão em relação à realidade, projetamos maneiras impossíveis de existir em nós mesmos e em tudo e todos que encontramos. Por exemplo, fantasiamos que nossos problemas ocorrem independentemente de nossas atitudes e comportamentos. Quando compreendemos o vazio (vacuidade), ou seja, a ausência total de qualquer coisa real que corresponda às nossas projeções fantasiosas e percebemos que nossos problemas surgem a partir de uma interação de várias causas e são, portanto, sujeitos a mudanças, podemos desenvolver estratégias significativas para nos libertar deles.

Ler o Material Avançado

Comentários sobre Manuscritos Lam-rim

Os textos do lam-rim organizam a vasta gama de ensinamentos do Buda em um caminho ordenado e gradual. Os comentários sobre os textos do lam-rim elucidam os pequenos detalhes para melhorarmos nossa compreensão e nossa prática.

Apoie Nosso Projeto

Nossa capacidade de manter e expandir ainda mais nosso site depende totalmente de seu apoio. Se o nosso material lhe parecer útil, por favor, considere a possibilidade de fazer uma doação única ou mensal.Doar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s