Tabela mostra o consumo de combustível dos carros na cidade e na estrada


Colabore com a Inclusão Digital.

Participe do grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/ONG_Compartilhar/

Opine sobre o Blog AcordoColetivo aqui.

Consumidores podem comparar a eficiência energética dos veículos de seis montadoras, por meio de tabela desenvolvida pelo Inmetro e Conpet

[Doe Sangue] [Seja um Volutário] [Iniciativa Popular] [Eficiencia Energética]

Estão disponíveis nos portais do Conpet (www.conpet.gov.br) e do Inmetro (www.inmetro.gov.br) as informações a respeito dos modelos de veículos participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular em 2010. As empresas Fiat, Kia, Honda, Renault, Toyota e Volkswagen (

Fiat, Kia, Honda, Renault, Toyota e Volkswagen) aderiram voluntariamente ao programa e incluíram 67 modelos de veículos. A quantidade dobrou em comparação a 2009, ampliando as opções de escolha dos consumidores.

Os carros são classificados de A a E, sendo A o mais econômico. O desempenho do automóvel em relação ao consumo de combustível deve ser comparado por categoria: sub-compacto, compacto, médio, grande, carga derivados de passageiros, comercial e fora-de-estrada.

A adesão dos fabricantes e importadores ao programa é renovável a cada ano. Ao decidir participar, a montadora deve testar seus veículos em laboratório, e informar os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário e nos pontos de venda. Essas informações também podem ser consultadas na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Veículos, afixada opcionalmente pelos fabricantes nos vidros dos carros. A etiqueta é semelhante àquela utilizada em eletrodomésticos.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, lançado em novembro de 2008, é uma iniciativa do Inmetro em parceria com o Conpet – Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.

O Conpet é implementado pela Petrobras com o objetivo de desenvolver ações que promovam uma cultura antidesperdício e estimulem o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro, para fogões e aquecedores de água a gás.

A etiquetagem veicular inclui o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos.

A experiência mundial mostra que esses programas, voluntários ou compulsórios, induzem à fabricação de veículos mais eficientes, beneficiando o consumidor e o meio ambiente.

Fonte: Petrobras

Palavras-chave: consumo, combustível, gasolina, gás, alcoól, economia

Fiat, Kia, Honda, Renault, Toyota e Volkswagen

Por editor master

Coaboradores Analistas de Sistemas Advogados Matematicos Cipistas Conselheiros de Direitos Humanos Pesquisadores Escritores

4 comentários

  1. Gente, esse programa mede como essa “economia” ?… Seguinte: meu carro é um Fiat Uno Mille Fire 1.0 8V à gasolina, sem condicionador de ar e com direção mecânica (mas tem que ser muito mané para não conseguir manobrar 🙂 Como é que não há concorrente para ele lá? Estou em regime estrada-cidade há mais de dois anos (trabalho em Campinas e moro em São José dos Campos) e mantenho fácil a média de 15,3km/l, mesmo com excelente desempenho nas subidas e (sério) manutenção, apenas na parte mecânica de suspensão e freios, troca de óleos e calibragem dos pneus (sempre novos ou trocados com antecedência em relação aos TDIs). Como pode?… Ah, o carro tem hoje uma “ficha corrida” de mais de 158.000km…

    Curtir

Deixar um comentário