Golang: 4 motivos para se especializar na linguagem de programação do futuro


Descubra a importância de se especializar na linguagem GoLang – considerada por muitos a linguagem de programação do futuro.

Share on linkedin

Share on facebook

Share on whatsapp

Share on telegram

O mundo da tecnologia é marcado por aprendizado constante, desenvolvimento acelerado e inovações contínuas e, por isso, é fundamental que os desenvolvedores estejam prontos para aprender e utilizar novas linguagens, como é o caso da GoLang.

Criada para ser uma linguagem mais fácil, amigável e eficiente, mas sem deixar de oferecer recursos robustos e sofisticados, ela é uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente e, apesar de relativamente nova, já ganhou adeptos nas maiores empresas do mundo.

Explicamos agora o que é GoLang, quando e como ela foi criada, como ela vem evoluindo nos últimos anos, as principais vantagens e desvantagens de utilizá-la e também os 4 motivos para se especializar na linguagem de programação do futuro. Confira abaixo e tenha uma ótima leitura!

O que é GoLang?

A GoLang, também conhecida apenas como Go, é uma linguagem de programação, de código aberto, criada originalmente pela Google em 2007, que pretendia ser um padrão de codificação interno para a infraestrutura interna da empresa, sendo lançada oficialmente em 2000 e recebendo sua primeira versão estável em 2011.

Se trata de uma linguagem compilada, ou seja, seu código-fonte é executado diretamente pelo processador ou pelo sistema operacional, depois de ser traduzido por um processo de compilação, oferecendo também a possibilidade de programação simultânea, além de oferecer melhor gerenciamento de memória do que outras linguagens.

Em resumo, essa é uma linguagem que ganhou espaço por seu alto desempenho, pelo excelente nível prático de suas funções e também por oferecer fácil entendimento e aprendizado, sendo uma excelente opção para pessoas programadoras de linguagens como C e Java.

Golang

Go ou GoLang?

Se você já pesquisou um pouco sobre essa linguagem de programação, pode ter se deparado com conteúdos que tratam a GoLang apenas por “Go”, já que ela também é muito conhecida dessa forma, especialmente em fóruns de discussão a respeito da tecnologia.

No entanto, tanto como Go quanto como GoLang, é possível encontrar uma imensa variedade de conteúdos, nos mais diferentes níveis de conhecimento e aplicação, que permitem entender seus usos e possibilidades mais a fundo.

Como a linguagem foi criada?

Após encontrar dificuldades para desenvolver soluções mais robustas utilizando C++, uma equipe de desenvolvimento de produtos da Google começou a buscar opções mais eficientes e ágeis, já que certos recursos levavam até um dia inteiro para serem solucionados utilizando a linguagem.

Com isso, os desenvolvedores Robert Griesemer, Ken Thompson e Rob Pike, a partir de suas pesquisas, desenvolveram a GoLang, que em dois anos se tornou de código aberto (open-source), o que fez com que ela se desenvolve ainda mais rápido.

Com isso, tarefas que levavam o dia todo para serem executadas passaram a ser feitas em um curto período de tempo, aumentando a produtividade dos times de desenvolvimento e popularizando a linguagem na comunidade de desenvolvedores de todo o mundo.

Quem utiliza GoLang?

Para quem deseja entender o apelo de mercado de uma determinada linguagem de programação, saber quais as principais empresas do Brasil e do mundo que a utilizam é, sem dúvidas, uma das maiores curiosidades e também um forte fator de motivação.

Entre as grandes empresas de tecnologia do mundo, podemos destacar a utilização da GoLang em negócios como Uber, IBM, Adobe e Intel, enquanto no Brasil temos grandes nomes como Magazine Luiza, Walmart, Mercado Livre e Globo.com entre seus principais utilizados.

Além disso, é cada vez mais comum encontrar vagas para desenvolvedores GoLang ou que tenham esse skill em seus currículos, fazendo dela uma excelente opção para aqueles que desejam atuar no mercado de tecnologia no Brasil e no mundo.

Quais as vantagens e desvantagens de utilizar GoLang?

Se você está avaliando aprender GoLang ou se deseja saber se essa é a melhor opção de linguagem de programação para seu futuro profissional, certamente está curioso para saber quais são as principais vantagens e desvantagens da utilização da GoLang, não é mesmo?

Explicamos abaixo algumas das vantagens e desvantagens de utilizar GoLang como sua principal linguagem de programação. Confira!

Essas são as principais vantagens

Quando falamos em vantagens do GoLang, é comum citarmos:

  • sua utilização como ferramenta para aplicações de ciência de dados
  • sua facilidade de utilização, já que ela é concisa, explícita e fácil de ler;
  • sua estrutura moderna, com suporte embutido na própria linguagem;
  • a segurança das aplicações desenvolvidas utilizando a linguagem.

Essas são as principais desvantagens

Por outro lado, também existem algumas desvantagens, por sua própria estrutura, quando falamos da utilização do GoLang:

  • a linguagem exige que seus erros sejam verificados e tratados em cada função no código, de forma explícita;
  • também não é possível realizar a sobrecarga de funções usando GoLang, limitando suas possibilidades de uso;
  • comparada com outras linguagens, como Ruby e Node.js, a GoLang ainda conta com um número reduzido de pacotes, mesmo que sua biblioteca padrão traga um grande volume de features.

4 motivos para se especializar em GoLang

Para ajudar você a entender melhor porque muitas pessoas acreditam que a GoLang é a linguagem de programação do futuro, listamos 4 motivos que farão considerar aprender ou se especializar nessa linguagem. Confira abaixo!

1- Fácil de aprender

Por possuir uma estrutura de sintaxe bastante similar ao C, a GoLang é uma linguagem de programação de fácil compreensão, especialmente para programadores que já possuem conhecimento em C ou em Java.

Sua sintaxe é menor do que muitas outras linguagens de programação e conta com um conjunto minimalista de recursos para a realização de tarefas, o que torna a linguagem mais fácil de compreender e também de ler e escrever programas a partir de sua documentação e dos conteúdos da comunidade.

2- Simultaneidade

Muitas linguagens de programação mais consolidadas no mercado, como Java, Python e outras, sofrem muito com problemas de desempenho, execução simultânea e deadlocks, especialmente na criação de aplicativos multithreading.

Por sua estrutura de pilhas segmentadas, que podem ser aumentadas, utilizando mais recursos apenas quando necessário e sob demanda, essa é uma das linguagens mais interessantes para aplicações para dispositivos com limitação de recursos.

3- Ferramentas

Por se tratar de uma ferramenta de código aberto, os desenvolvedores que utilizam GoLang contam com uma grande variedade de ferramentas de desenvolvimento, que permitem refatorar o código, gerar cobertura para testes, apontar códigos concorrentes não confiáveis e pesquisar a documentação, por exemplo.

Também estão disponíveis diversos editores, plug-ins e IDEs para serem utilizados prontamente, sendo possível iniciar a criação de ferramentas por meio de linha de comando utilizando a biblioteca padrão.

4- Execução rápida

Ao contrário de linguagens modernas de alto nível, como o Java, que primeiro compliam o programa em código, utilizando uma máquina virtual no topo do sistema operacional, a GoLang é uma linguagem compilada estaticamente, ou seja, sua execução é muito mais próxima de linguagens de nível inferior, o que a torna muito mais rápida.

Vagas

Porque você deve se especializar em GoLang

Como você certamente percebeu, a GoLang é uma das linguagens de programação mais interessantes e utilizadas atualmente, sendo a escolha de grandes empresas por sua facilidade de aprendizado, grande rol de aplicações possíveis e por sua performance.

Além disso, essa é uma linguagem que certamente se tornará ainda mais atrativa e utilizada no mercado de tecnologia, sendo essencial para quem deseja se candidatar a uma vaga nas melhores empresas do Brasil, conforme você pode conferir em nossas vagas clicando aqui!

Felipe Medeiros

Felipe Medeiros

Head de Conteúdo da Startec

See author’s posts

Por journey

system analyst lawyer journalist ambientalist

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: