CASCA DE LIMÃO: BENEFÍCIOS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


AlimentaçãoRedação14 de fevereiro, 2020

O limão é uma das frutas mais consumidas, seja para temperar, cozinhar ou na forma de suco. Mas, o que pouca gente sabe é que dá para aproveitar também os benefícios da casca de limão. Muito além de decorar sobremesas ou drinques, ela está cheia de compostos bioativos que podem fornecer inúmeros benefícios à saúde. 

Apesar de ser consumido em pequenas quantidades, o ingrediente é altamente nutritivo. Uma colher de sopa (6 gramas) fornece:

Além disso, possui pequenas quantidades de cálcio, potássio e magnésio.https://open.spotify.com/embed-podcast/show/79RlB0nN1cQS2IpEh4Uyt1

Benefícios da casca de limão

Protege os dentes

Casca de limão contém substâncias antibacterianas que podem inibir o crescimento de microrganismos, protegendo contra cáries e infecções na gengiva.

Poder antioxidante 

Antioxidantes são compostos vegetais que previnem os danos celulares, combatendo os radicais livres do corpo. Ou seja, a casca de limão é rica em antioxidantes, incluindo D-limoneno e vitamina C. Assim, a ingestão de antioxidantes flavonoides como o D-limoneno está ligada a um risco reduzido de certas condições, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Impulsiona a imunidade

O extrato da casca pode reforçar o sistema imunológico devido ao seu conteúdo de flavonoides e vitamina C. Além disso, uma revisão de 82 estudos feita pela Universidade de Milão, na Itália, constatou que 1 a 2 gramas de vitamina C por dia reduz a gravidade e a duração do resfriado comum em 8% em adultos e 14% em crianças.

Protege o coração

Pressão alta, colesterol alto e obesidade são todos fatores de risco para doenças cardíacas, uma das principais causas de morte em todo o mundo. Mas, o consumo de compostos como flavonoides, vitamina C e pectina – a principal fibra da casca de limão – podem reduzir esse risco.

Da mesma maneira, a pectina presente no ingrediente pode reduzir os níveis de colesterol, aumentando a excreção de ácidos biliares, que são produzidos pelo fígado e se ligam ao colesterol.

Leia também: Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios

Como incluir casca de limão na dieta

Você pode aumentar a ingestão de várias maneiras, como:

  • Adicionar raspas de limão a assados, saladas, iogurte, frutas e sobremesas;
  • Ralar a casca de limão congelado e espalhá-la em sopas, bebidas, molhos e marinadas;
  • Chás;
  • Suco de casca de limão
  • Picar cascas desidratadas e misturá-las com sal e pimenta para um tempero caseiro.

Contraindicações da casca de limão

Não há efeitos colaterais relatados de seu consumo. Porém, ela pode conter restos de pesticidas. Portanto, esfregue bem a fruta ou lave-a com uma solução de bicarbonato de sódio para remover resíduos.

Leia também: Suco de limão para emagrecer

Por journey

system analyst lawyer journalist ambientalist

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: