SÍNDROME DE ASPERGER: O QUE É O TRANSTORNO APONTADO COMO “CRIADOR DE GÊNIOS”


LIGIA LOTÉRIO

cerebro memoria cabeca 1016 1400x800
SHUTTERSTOCK

Conhecida como “Síndrome do Gênio“, o transtorno de Asperger já foi diagnosticado em algumas celebridades e é caracterizado principalmente pela dificuldade de interação social.

Apesar de ser popularmente relacionado a crianças superdotadas, nem toda pessoa com a síndrome possui habilidade anormais. “Assim como os indivíduos comuns, são pouquíssimos que têm capacidades acima da curva”, esclarece o psiquiatra infantil Franscisco Assumpção, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.PUBLICIDADEhttps://ee82fca29c37dceb7459b0e2283b35ca.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Ainda de acordo com o médico, a genialidade não se deve à inteligência, mas se refere às funções cognitivas superdesenvolvidas, como uma supermemória: “As pessoas confundem boa memória com capacidade de processar informações e criar. É diferente. Quem nasceu com Asperger consegue decorar coisas facilmente, mas não as cria”.https://ee82fca29c37dceb7459b0e2283b35ca.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O que é Síndrome de Asperger?

crianca com adulto 1216 1400x800
MARIADUBOVA/ISTOCK

É um tipo de autismo que possui alto funcionamento, ou seja, seus indivíduos têm inteligência próxima à normalidade. Este transtorno neurocomportamental tem como característica principal a dificuldade de interação social, que se manifesta por alterações de linguagem e fala, além de interesses isolados e intensos. Ou seja, quem possui aspeger não consegue entender corretamente as entrelinhas do que é dito, como metáforas e emoções, e é extremamente focado em alguns temas.https://ee82fca29c37dceb7459b0e2283b35ca.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Imagine que um homem com Asperger se interessa por uma mulher. Ele dá um sorriso e o indivíduo não consegue identificar se ela está sorrindo para ele ou rindo dele”, explica o psiquiatra infantil Franscisco Assumpção, que continua. “Vamos supor que eles se aproximem e comece a conversar. Pouco depois, o homem passa a falar sobre dinossauros, que seria um tema que ele possui fixação. A mulher diz que não gosta de dinossauros e ele insiste no mesmo assunto incessantemente, sem perceber que a moça não quer conversar sobre isso”, finaliza.

Causas

fator genetico dna 1216 1400x800
KONSTANTIN FARAKTINOV/SHUTTERSTOCK

https://ee82fca29c37dceb7459b0e2283b35ca.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

De acordo com o psiquiatra Mario Louzã, ainda são desconhecidas as causas dos transtornos de espectro autista: “Há estudos que indicam alguns fatores que podem acarretar nessas condições, como predisposição genética e problemas durante a gravidez que influenciam o neurodesenvolvimento do bebê, como sangramentos e diabetes”.

Apesar de não haver comprovação absoluta, alguns especialistas também ligam gestação tardia e episódios traumáticos no período perinatal como possíveis causas do autismo leve.

Sintomas

homem falando demais 1216 1400x800
ANTONIO GUILLEM/SHUTTERSTOCK

https://ee82fca29c37dceb7459b0e2283b35ca.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

De acordo com o psiquiatra infantil Franscisco Assumpção, as características da Síndrome de Asperger podem ser percebidas por volta dos 6 anos de idade, quando já são esperadas respostas comunicativas que possibilitam o diagnóstico.

Confira abaixo quais são os sinais de alerta de uma criança com a condição, em comparação com o desenvolvimento normal:

  • Problemas de interação social e dificuldade para fazer amigos.
  • Dificuldade para entender e identificar expressões faciais e sinais de linguagem corporal.
  • Problemas para entender as entrelinhas, pois são muito literais e dificilmente entendem metáforas.
  • Poucos e intensos interesses, que beiram a obsessão, como em esportes e animais, por exemplo.
  • Ausência ou diminuição de expressões emocionais e faciais associadas ao contato visual.
  • Ausência ou redução do interesse por comentários e opiniões de outras pessoas.

Tem cura?

Não. Asperger é uma síndrome que nasce com o indivíduo e permanece durante toda a vida.

Por journey

system analyst lawyer journalist ambientalist

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: