FOLHA DE LOURO SERVE PARA QUÊ? DESCUBRA SEUS BENEFÍCIOS E COMO CONSUMI-LA


As folhas de louro podem ser usadas para preparar chás e diferentes receitas - como feijão, carnes e massas, por exemploAs folhas de louro podem ser usadas para preparar chás e diferentes receitas – como feijão, carnes e massas, por exemplo

É bem possível que você use a folha de louro para preparar feijão, mas não deve conhecer todos os benefícios que essa planta traz. De origem mediterrânea, a Laurus nobilis lauraceae (nome científico da folha de louro) é usada há muitos anos para fins medicinais e como tempero em diferentes culinárias. Para que você conheça melhor essa planta e suas propriedades, nós listamos os seus principais benefícios. Confira!

Folha de louro auxilia na digestão

Você sabia que a folha de louro tem ótima ação digestiva? Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas. Ou seja, é sempre uma boa dica incorporar a folha de louro às receitas – principalmente no caso de quem tem problemas de digestão.

É fonte de vitaminas e antioxidantes

A folha de louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes – que ajudam a manter a pele bonita. Ou seja, a folha de louro ajuda a fortalecer a imunidade (por conta da vitamina C), os músculos e até mesmo faz bem para a visão, já que é fonte de vitamina A. Uma boa dica é fazer um chazinho com essa planta para tomar diariamente.

Folha tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas

Muita gente não sabe, mas a folha de louro também pode atuar como anti-inflamatório, pois possui o composto eugenol – que, inclusive, é usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, a folha de louro é muito usada para amenizar inflamações pelo corpo. Além disso, ela tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações, cólicas menstruais e por aí vai. Que tal tomar um chazinho para usufruir de todas essas propriedades?

Louro ajuda a regular o fluxo menstrual

Para quem tem um fluxo menstrual muito irregular, a folha de louro também pode ser uma grande aliada. Isso porque essa planta possui propriedades que estimulam o útero e, assim, conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade. Quem sofre com amenorreia (falta de menstruação mesmo em idade fértil) costuma usar a folha de louro para tratar o problema e regular os ciclos. Fica a dica!

Atua como diurético natural

Outro ponto positivo da folha de louro é que ela também atua como diurético, hidratando o organismo, combatendo inchaços e a retenção de líquidos. Por conta de suas propriedades diuréticas, a folha de louro também estimula o funcionamento do sistema urinário.

Chá de louro ajuda a amenizar estresse e ansiedade

Muitas pessoas gostam de tomar um chazinho para relaxar a mente – e isso realmente funciona, principalmente quando você usa a erva certa para o preparo! A folha de louro, por exemplo, consegue surtir um efeito calmante mas sem causar sonolência. Por isso, ela é perfeita para quem está passando por um período de estresse (alguma entrega no trabalho, quem sabe) e precisa relaxar mas sem perder o foco.

Folha de louro pode ser usada como tempero em massas, carnes, caponatas e outros pratos

A maioria das pessoas já usa a folha de louro para temperar o feijão, mas sabia que ela pode ser usada em outras receitas? Ela pode ser utilizada no preparo de massas, caponatas, pastinhas, sopas e carnes, concedendo nutrientes e sabor aos pratos.

Por journey

system analyst lawyer journalist ambientalist

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: