É UMA BLASFÊMIA A DOUTRINA CALVINISTA DA PREDESTINAÇÃO


Uma parte da humanidade será salva, a outra, condenada

05/06/17 – 03h56

Siga O TEMPO no Google News

Facebook
Twitter
Whatsapp
Enviar por e-mail
Imprimir
1
Foto

Foto: DukeInscreva-se e receba notícias de O TEMPO

Calvino foi um teólogo protestante suíço que criou a doutrina da predestinação. Segundo ela, Deus criou uma parte da humanidade para ser salva e outra para ser condenada. Ele foi apoiado pelo teólogo belga Gomar, mas muito combatido pelo grande teólogo holandês, James Armínius.

Pode-se dizer que Calvino tem muito da teologia de santo Agostinho, que ensina que a salvação é apenas pela graça, enquanto que Armínius tem muito da teologia de Pelágio contrária à agostiniana.
A Igreja segue mais a teologia pelagiana e, consequentemente, a de Armínius. Já as igrejas protestantes adotaram mais a tese da salvação de graça agostiniana e da predestinação.PUBLICIDADE

Como Deus, infinitamente perfeito, criaria mesmo parte da humanidade para ser condenada? Para que, então, o nosso livre-arbítrio? Essa doutrina é contrária à Bíblia, que ensina que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10: 34). E, se Deus nos ama com amor infinito, todos os seres humanos são amados por Ele no mesmo grau de amor, pois o amor infinito é sem limite, não podendo jamais ser menor para uma parte da humanidade! Daí que a predestinação é inconcebível para o mundo de hoje, que entende bem mais de Deus do que os teólogos medievais! E fazendo uma comparação entre a nossa inteligência humana finita e a divina infinita, se para nós humanos a predestinação é um grave erro, para a inteligência divina ela é insustentável. Como, pois, se atribuir a Deus tal coisa, se Deus é amor? Se ela fosse verdadeira, Deus onisciente e perfeito teria feito uma coisa totalmente incompatível com o que Ele é!

Olá, leitor(a) do portal O TEMPO, queremos conhecer você melhor!

Ajude-nos a melhorar sua experiência respondendo algumas perguntas sobre o nosso portal, levará em torno de 8 minutos.

CLIQUE E PARTICIPE

Realmente, se Deus é magnânimo em sua misericórdia e seu amor infinito para com todos os seus filhos, como se atribuir a Ele a criação dessa estranha doutrina, que condena antecipadamente e para sempre uma parte dos seus filhos tão amados por Ele e até antes de eles existirem? Não se confunda a onisciência divina, que lhe permite saber tudo, com a predestinação, que faz de Deus um rei do mal e um grande sádico, quando Ele é o rei do bem, da perfeição e do amor! A nossa inteligência finita, comparada com a infinita de Deus, é muito pequena, mas é bastante grande o suficiente para nós entendermos que não podemos ter a predestinação como sendo uma criação de Deus! É estranho e lamentável que essa doutrina tenha sido aceita por boa parte dos teólogos medievais. E mais estranho e mais lamentável é que teólogos do terceiro milênio ainda a aceitem!

E hoje, o que mais essa doutrina deve fazer é criar pessoas sem religião, quando não ateias! Realmente, ela se caracteriza como a mais absurda doutrina de todos os tempos! É como que a chamada teologia de que Deus está morto, o que dizemos sem nenhum medo de estar errando, pois ela vai de fato de encontro contra tudo o que se pode entender por coisas relacionadas com Deus!

Sem querer ofender os seguidores da predestinação e menos ainda Calvino, lembramos que ele não era um cristão verdadeiro, pois, por ordem dele, Miguel Servet, um de seus opositores, foi condenado à morte na fogueira!

E eis um ensino de são Pedro que desqualifica totalmente a predestinação: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9).

E é por tudo isso que até ousamos dizer, em alto e bom som, que a predestinação é mesmo uma blasfêmia!

PS: “Presença Espírita na Bíblia” por este colunista, na TV Mundo Maior.

Por journey

system analyst lawyer journalist ambientalist

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: