LEVANTA, TOMA O TEU LEITO E ANDA


O que isso nos diz psicologicamente?

  • quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
  • por Suporte
  • 4731
  • Compartilhar em:

“LEVANTA, TOMA O TEU LEITO E ANDA”

“E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda”.
(João 5: 6-8)

Em várias passagens vemos Jesus concluir a tarefa de auxílio curativo aos paralíticos ordenando “levanta, toma o teu leito e caminha” ou “levanta, toma o teu leito e vai para tua casa”.

Este episódio do paralítico de Bethesda no Evangelho de João chama nossa atenção para o fato de que o doente afirma: “não tenho quem me leve até lá. E quando chego, outro já alcançou primeiro…”.

A conduta de Jesus surpreende porque o tanque de Bethesda era conhecido por suas propriedades medicinais quando a água se agitava de tempos em tempos. Seria de esperar que Ele pedisse aos circunstantes: “ajudem-no, carreguem-no até o tanque”. Entretanto, ordena que o enfermo se levante, pegue a maca e siga seu caminho.

O que isso nos diz psicologicamente? Parece-nos que a “agitação das águas” não é um medicamento ideal na proposta de Jesus. “Turbulência” ou “medidas intempestivas” no simbolismo das águas agitadas não é instrumento de solução realmente. 
A proposta de Jesus tem três etapas:
(1) Levantar
(2) Tomar o leito
(3) Caminhar ou ir para casa

“Levantar” é tomar ciência de que temos força espiritual suficiente para ir adiante. Nem sempre identificamos isso. É reconhecer nosso potencial para mudar as circunstâncias em que nos achamos, não importa quão graves sejam. Ao mesmo tempo, é o entendimento de que ninguém tem motivos para se rebaixar, se envergonhar dos erros, punir-se com a paralisia diante da culpa e da vergonha. Levantar é dar-se uma nova oportunidade. É o auto-perdão. A compreensão de si próprio. É a primeira etapa da psicoterapia.

“Tomar o leito” pode ter dois sentidos que se entrelaçam. O primeiro é compreender o “leito” como rumo, percurso, itinerário, tomar o rumo de si mesmo, saber para onde ir, o que fazer de agora em diante, de que recursos dispor para empreender a jornada de mudança pessoal, mudança do que não está bom na própria vida, prevenindo empecilhos e buscando alternativas viáveis. É vislumbrar um novo horizonte rico de possibilidades, de sentido na existência. É não mais olhar para trás, embora leve consigo tudo aquilo por que já passou. E aí está o outro sentido de “leito” quando Ele afirma em outras passagens “toma a tua maca”. A maca é o símbolo de toda vivência anterior, o signo da paralisia, da inércia, do medo. Toda essa experiência não pode ficar pelo caminho, esquecida. Deve ser levada conosco para que o aprendizado não se perca. Nessa fase, a compreensão lúcida de como se está e a clareza de como é o vir-a-ser mobiliza o indivíduo a concluir a segunda etapa da psicoterapia.

“E anda” encerra a etapa final. Caminhar seguro para os objetivos saudáveis conhecidos e planejados. Cabem aqui as novas experiências, nem sempre fáceis, nem sempre acertadas, porém, novas! Conscientes! Orientadas para o melhor! É o momento em que abraçamos a responsabilidade de “andar” na direção do nosso crescimento, motivados pela lembrança da dependência na “maca” onde não mais desejamos estar, agora posicionados em novo “leito” ou novo rumo a caminho de “casa”, isto é, no lugar onde se encontram as atribuições que nos competem, as referências de paz que assimilamos, o ambiente interno e externo onde residem as nossas aspirações.

Que “levantemos” todos em plena aceitação de nós mesmos, tomemos a nossa “maca” de experiências positivas e negativas e vamos para “casa”, exatamente no lugar onde deveremos estar, no universo do nosso coração, das nossas ideias, da convivência digna com os demais, da postura altaneira e da conquista de um porvir mais feliz.



Leia mais: https://www.clinilogos.com/news/levanta-toma-o-teu-leito-e-anda/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s