POR QUE OS JUDEUS SÃO RICOS?


De Samuel Vieira31 de janeiro de 2020 Em Opinião Reading Time: 2 mins read 0  0 5

A nação judaica corresponde a menos de 1% da população mundial. São apenas 14 milhões de judeus no mundo inteiro e cerca de metade vivendo fora de Israel. Apesar de ser um número inexpressivo, no período de 1901 a 1962, 16% dos laureados com o Nobel em Ciência foram judeus. Entre 1851 e 1986 houve 15 campeões mundiais de xadrez, sendo sete deles judeus.

Mesmo com limitados recursos naturais, o desenvolvimento da agricultura ao longo das últimas décadas fez com que Israel se tornasse amplamente autossuficiente na produção de alimentos e também um dos maiores exportadores de produtos cítricos. Além do mais, o País é reconhecido pelas tecnologias de ponta, dessalinização e controle de perdas de água. Outra curiosidade: no final do Século XX, havia mais árvores plantadas lá que no início do século.

Israel é o primeiro no ranking mundial/per capita em número de artigos científicos e em patentes de equipamentos médicos. Veio dessa nação o primeiro aparelho de detecção de câncer de mama isento de radiação e monitorado por computador, bem como a primeira filmadora em forma de cápsula ingerível que examina o intestino delgado. O diagnóstico de câncer e das disfunções digestivas também os tornou precursores na área.
O esudioso e teólogo Paulo Seabra aponta cinco princípios que fizeram e fazem o povo judeu prosperar, todos eles extraídos da Bíblia Sagrada e conhecidos como sabedoria judaica:

VOCÊ PODE GOSTAR

A água nossa de cada dia

“HOJE, SOU GENTE!”

A Jornada é Mais Importante que o Destino

  1. Excelência – Os judeus buscam qualidade em tudo o que fazem e isso compõe a mentalidade deles. O princípio judaico diz: “Vês um homem perito na sua obra? Perante reis será posto, não entre a plebe.” (Pv 22:29)
  2. Reputação – O povo judeu prima por ter o nome limpo na sociedade. Provérbios 22:1 diz: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que prata e ouro.” Atualmente no Brasil, 25 milhões de pessoas estão inadimplentes.
  3. Abertura para Receber Conselhos – Os judeus buscam orientação e são abertos ao aconselhamento. Ou seja, para eles, escolher bem os projetos e os conselheiros é fundamental para o sucesso pessoal. O Brasil é um dos países que mais empreende, mas que mais tem falência. Vale lembrar o que diz Pv 15:22: “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.”
  4. Coração Ensinável – “Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão, será honrado”, diz o texto de Pv 13:18. O judeu acredita que a disciplina é necessária e que aqueles que dizem verdades precisam estar por perto.
  5. Gratidão e Generosidade – O judeu acredita que Deus providencia determinados padrões a diferentes pessoas, mas doam o excedente. Com as doações generosas que fazem, eles ajudam a construir grandes universidades e projetos.
    Certamente esses princípios explicam, apenas em parte, o sucesso do povo judeu, mas, ainda assim, se aplicados à nossa vida diária, não duvido de que vão gerar grandes transformações.

Mais Artigos

A água nossa de cada dia

DE VANDER LÚCIO BARBOSA 6 DE AGOSTO DE 2021 0

De todos os investimentos feitos pelo Governo de Goiás em Anápolis, nos últimos anos, o mais emblemático foi a instalação…

“HOJE, SOU GENTE!”

DE REV. WILDO GOMES 6 DE AGOSTO DE 2021 0

Histórias de homens que deixaram os vícios e as ruas; de famílias carentes amparadas; de obreiros impactados pelas transformações. Assim…

Comentários 5

  1. Rodrigo Vieira Eufrasio da Silva  11 meses atrásParabéns pelo o artigo acima. Uma excelente lição mas acredito que existe mais de 5 lições. Uma curiosidade no texto exposto acima são os versículos bíblicos retirados do livro de provérbios. E isso é uma grande verdade. Eu até recomendo a alguns amigos que querem iniciar seus estudos bíblicos devem começar no livro de provérbios. O livro tem 31 capítulos e se fazer a leitura de um capítulo por dia, você verá que o livro é mais um livro para a vivência do seu cotidiano do que simplesmente um livro de auto ajuda.Faço aqui também outra fica impreensedivel a Leitura do Livro “SALOMÃO O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s