Então, fundou-se a ACUDA- Associação Cultural de Desenvolvimento do Apenado e Egresso


Em 1999 o Ministério Público do Estado de Rondônia convidou o então Diretor Operacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SESTSENAT  de Porto Velho, Senhor Luiz Marques, para uma reunião em sua sede a qual compareceu acompanhado pelo então Coordenador de Promoção Social, Senhor Marcelo Felici.

Na reunião, o Ministério Público solicitava que as empresas participantes desta reunião, oferecessem emprego aos detentos do regime semiaberto, visando apoio na ressocialização e reintegração dos mesmos.

A partir daí surgiram dois projetos sociais, o Projeto “Re-egresso” que empregou mais de quatrocentos (400) detentos do regime semiaberto até dezembro de 2014, e o Projeto “Reabilitando Através da Arte”, com a criação do espetáculo Teatral Bizarrus, os detentos do regime fechado,  em parceria com a então Superintendência de Assuntos Penitenciários de Rondônia – SUPEN e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Presídio Ênio dos Santos Pinheiro.

Os Projetos Sociais do SESTSENAT cresceram e foram criados outros projetos como o Projeto “Vida Livre” voltado para o atendimento de adolescentes em conflitos com a lei e o Projeto “Mente Sã”, que atendeu pacientes de saúde mental da ala da psiquiatria do Hospital de Base do Estado de Rondônia. Todos estes projetos surgiram por meio da utilização de mão de obra de apenados e ex-detentos, muitos oriundos do Grupo de Teatro Bizarrus.

Com o sucesso destes trabalhos e com a percepção de que o SESTSENAT já tinha cumprido seu papel, teve-se a ideia de fundar uma instituição que tratasse somente deste assunto e que não ficasse a mercê das circunstâncias da direção daquele órgão.

Então, fundou-se a ACUDA- Associação Cultural de Desenvolvimento do Apenado e Egresso, em julho de 2001, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia – SEJUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s