ADENOIDE: O QUE É, SINTOMAS E QUANDO RETIRAR – Cartilagem no Nariz


Dr.ª Clarisse BezerraMédica de Saúde FamiliarMarço 2020https://a5348f5a198642a04f98c713ea2df2b7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A adenoide é um conjunto de tecido linfático, semelhante aos gânglios, que faz parte do sistema imune para a defesa do corpo contra micro-organismos. Existem 2 adenoides, localizadas de cada lado, na transição entre o nariz e a garganta, região por onde passa o ar da respiração e onde se inicia a comunicação com o ouvido.

Em conjunto com as amígdalas, que se situam no fundo da garganta, elas fazem parte do chamado Anel Linfático de Waldeyer, responsáveis pela proteção da região das cavidades nasais, bucais e a garganta, que se desenvolvem e crescem à medida que o sistema imune se desenvolve, entre os 3 a 7 anos de idade, devendo regredir durante a adolescência.

Entretanto, em algumas crianças, as adenoides e amígdalas podem se tornar muito grandes ou persistentemente inflamadas, com infecções constantes, perdendo a sua capacidade de proteção e provocando problemas de saúde, como dificuldades respiratórias. Por isso, o otorrino pode indicar a necessidade de realização de uma cirurgia para remoção.

Adenoide: o que é, sintomas e quando retirar

Que sintomas pode causar

Quando as adenoides estão excessivamente aumentadas, chamadas de hipertrofiadas, ou quando se tornam persistentemente infectadas e inflamadas, o que é chamado de adenoidite, alguns dos sintomas causados são:

  • Dificuldade de respirar pelo nariz, respirando com frequência pela boca;
  • Respiração ruidosa;
  • Roncos, pausas na respiração e tosse durante o sono;
  • Fala como se o nariz estivesse sempre obstruído;
  • Episódios frequentes de faringite, sinusite e otite;
  • Dificuldades na audição;
  • Alterações dentárias, como desalinhamento da arcada dentária e alterações do crescimento dos ossos da face.

Além disso, a redução de oxigenação durante o sono provoca alterações no desenvolvimento da criança, o que pode causar situações como dificuldade de concentração, irritabilidade, hiperatividade, sonolência durante o dia, queda no rendimento escolar e falhas no crescimento.

Alguns destes sintomas também são comuns em pessoas com sinusite. Veja quais os sintomas em caso de sinusite para saber diferenciar.

Como é o tratamento

Geralmente, quando as adenoides são infectadas, o tratamento inicial pode ser feito com o uso de antibióticos, como a Amoxicilina, além de anti-inflamatórios ou corticóides, quando inflamam devido a alergias. No entanto, caso as adenoides estejam frequentemente inflamadas e prejudiquem a respiração, o pediatra pode aconselhar fazer uma cirurgia, para retirá-las e melhorar a qualidade da respiração e evitar novas infecções.

Quando a cirurgia é indicada

A cirurgia, chamada de adenoidectomia, é uma opção quando o tratamento com remédios não funciona adequadamente ou quando a criança passa apresentar sintomas frequentes de adenoidite. As principais indicações para a cirurgia incluem:

  • Otite ou sinusite de repetição;
  • Perda auditiva;
  • Apnéia do sono;
  • Obstrução nasal tão grave que a criança só consegue respirar pela boca.

É um procedimento feito com anestesia geral, com remoção das adenoides através da boca. No mesmo procedimento, as amígdalas também podem ser removidas, e, como se trata de uma cirurgia relativamente simples, é possível retornar para casa no mesmo dia do procedimento. Saiba mais detalhes sobre como é feita e a recuperação da cirurgia de adenoide.

A remoção das adenoides não afeta o sistema imune, pois existem outros mecanismos de defesa do corpo que continuam atuando na defesa do organismo. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s