O QUE É GOVTECH?


O QUE É GOVTECH?
  •  1 de fevereiro de 2021

Startups surgem a todo momento no ecossistema de empreendedorismo trazendo novas tecnologias ou adotando modelos de negócios inovadores que transformam a forma como nos relacionamos. No governo, o processo de inovação caminha no mesmo sentido. O Poder Público vem acompanhando a transformação digital e inovando na forma de administrar.

As GovTechs são startups que tem como propósito gerar inovação para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos públicos através de soluções tecnológicas.

São inúmeras as possibilidades de transformação que as tecnologias desenvolvidas no setor privado podem promover se adotadas pelos governos. A tecnologia vem contribuindo para melhorar processos, produtos e serviços.  Além de agilizar a gestão interna dos órgãos de Governo, reduzindo prazos, eliminando burocracias, trazendo eficiência e transparência no uso de recursos públicos. O  governo, através de práticas de inovação aberta, apoia e contrata produtos e serviços criados por empresas e escalona a solução atingindo um grande número de pessoas. As GovTechs são uma alternativa para o governo melhorar a performance da administração e proporcionar maior qualidade de vida para os cidadãos.

O Marco Legal das Startups e Empreendedorismo Inovador, apresentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo Ministério da Economia, vem sendo criado a muitas mãos, com diferentes atores do ecossistema – instituições públicas e privadas, entidades representantes de startups e aceleradoras e a sociedade civil. Esses grupos discutiram sobre o atual cenário, a legislação, os gargalos, os atuais mecanismos de apoio e lançaram questões para consulta pública em 2019, mas ainda não sancionado. O Marco veio para discutir como melhorar o ambiente de negócios, facilitar o investimento em startups, além de tratar de aspectos ligados a relações de trabalho e compras públicas.  Este último ponto demonstra o interesse o Governo em se relacionar com empresas inovadoras, sendo um dos objetivos a busca de soluções para processo de licitação de compras públicas, ou seja, uso do poder de compra do Estado para incentivar as empresas.

O Governo Federal avalia que a medida vai trazer melhorias na prestação de serviços públicos e redução de custos. Além disso, diversos bancos e agentes de fomento possuem recursos alocados para fomentar esse ecossistema e investir em negócios que auxiliem o setor público a se tornar mais ágil, eficiente internamente e garantir uma melhora na vida das pessoas Por isso, o setor de GovTechs é bastante promissor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s