MELHORES SUPLEMENTOS PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR


Redação Saúde da Vida por Redação Saúde da Vida21 de junho de 2021Tempo de Leitura: 6 minutos 2

Se você frequenta a academia ou ao menos conhece pessoas que costumam praticar exercício, provavelmente você já ouviu falar em suplementos para ganho de massa muscular. Existem alguns que são bem famosos, como o Whey Protein.

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Mas antes de usar esses suplementos, deve-se saber que o uso indiscriminado e sem o acompanhamento de um médico, ou nutricionista, de preferência, pode causar problemas. Além disso, usá-los sem conhecer as necessidades e limitações do seu corpo é como dar um tiro no escuro, podendo sofrer más consequências e também não alcançar o objetivo final.

Os vários tipos de suplementos para ganho de massa muscular tem inúmeras funções, mas a principal entre elas, claro, é a complementação das necessidades de compostos orgânicos que o corpo exige para o crescimento dos músculos. Cada pessoa tem um metabolismo que trabalha no próprio ritmo, por isso, é importante ir a um profissional antes de iniciar o uso desses suplementos.

Você deve ter muita atenção na hora de consumir suplementos para ganho de massa muscular porém, saiba que eles NÃO são esteroides ou anabolizantes, que em maioria dos casos são prejudiciais à saúde e podem causar óbito. Em vários países, inclusive no Brasil, a venda sem receita médica desses produtos para crescimento muscular rápido é ilegal. Então, se você está frequentando uma academia, se atente em conhecer melhor a diferença entre suplementos para ganho muscular e esteroides/anabolizantes.

Como funcionam os suplementos?

Para entender como eles funcionam, é preciso entender como o corpo humano funciona. Quando sentimos fome, o cérebro está nos avisando que precisamos ingerir alimento para que o estômago possa fazer a conversão daquela comida em gordura e o intestino fazer a absorção das vitaminas necessárias para o funcionamento adequado de todo o corpo.

Por isso é importante ter o acompanhamento de um nutricionista. Como muitas vezes não nos preocupamos com o valor energético e nutricional dos alimentos que são ingeridos, o corpo não absorve tudo que é necessário para o melhor funcionamento dos órgãos. É aí que os suplementos entram em ação. Eles completam os níveis necessários dos insumos alimentícios que o corpo de cada um precisa. Assim promovem mais disposição para exercícios e o crescimento dos músculos.

Cuidados com o uso de suplementos

Usar produtos para complementar a absorção de proteínas e vitaminas sem autorização de um profissional da saúde ou exagerar no uso deles, achando que isso vai trazer um resultado mais rápido, pode trazer danos sérios à saúde. Se você usa ou tem interesse no uso desse tipo de produto, é importante que conheça onde está pisando.https://ad.lomadee.com/banner/view?sourceId=37128730&dimension=1&width=728&height=90&method=1&advertisers=6432,7176,7399,7444&tags=ANÚNCIO

Tomar suplementos para ganho de massa muscular em exagero pode causar danos devido a sobrecarga do rim. Algumas das consequências desse descuido são pedras nos rins (cálculo renal), gota e doença renal crônica. Então, antes do uso de qualquer suplemento, saiba que tudo em exagero trás algum tipo de dano.

Melhores suplementos para ganho de massa muscular

Confira agora quais os melhores suplementos para ganho de massa muscular. Lembre-se de consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo. Não se deixe enganar por indicações de treinadores ou colegas que tiveram sucesso com o uso deles. Lembre-se que cada um tem um corpo e uma forma de funcionamento dele.

Whey Protein

Talvez esse seja o mais conhecido entre todos. A base desse suplemento é nada mais nada menos que a proteína do soro do leite, responsável por promover aumento da força física, o rendimento na hora de treinar e a resistência. O Whey Protein é bem versátil. Pode ser consumido até mesmo com sopas. 

O produto existe em três categorias: isolado, concentrado e hidrolisado. Basicamente, o concentrado tem uma taxa maior de proteínas por dose, mas tem uma digestão mais lenta em relação aos outros dois; O isolado tem uma concentração maior de aminoácidos, por ser praticamente uma proteína pura; Já o hidrolisado possui uma quantidade menor de BCAA, mas em compensação, a sua digestão é mais rápida que os demais.

Também é responsável pela produção de recuperação e fibras musculares. Nele existem alguns aminoácidos de cadeia ramificada que o nosso corpo não produz (chamados de BCAA, na sigla em inglês).

💪 Veja abaixo nossa lista dos melhores Whey Proteins para ganhos de massa muscular! 

#ProdutoPesoAvaliaçãoComprar
1ºWhey Protein Gold StandardOptimum Nutrition907g5/5Visitar Site
2ºWhey Protein Iso 100Dymatize Nutrition725g4.5/5Visitar Site
3ºNitro Hard DarknessIntegralMédica907g4.5/5Visitar Site
4º100% Pure WheyProbiótica900g4.5/5Visitar Site
5ºTop Whey 3WMax Titanium907g4/5Visitar Site

Cafeína em cápsulas

Este suplemento alimentar serve mais como um estimulante cerebral. Logo, também serve para quem pretende aumentar a massa muscular. Uma vez que te deixa mais atento e mais energizado para todo tipo de atividade, também é recomendado para fazer exercícios.

Essas cápsulas devem ser consumidas pelo menos 15 minutos antes de alguma refeição. Seus efeitos entram em ação cerca de 45 minutos depois de ser ingerida, e proporciona cerca de 4 a 8 horas de energia. Por isso não é recomendado que você tome poucas horas antes de dormir. Um nutricionista deve ser consultado antes de usar esse suplemento, pois existe um limite de cafeína que se pode ingerir em um único dia.

Femme Protein

O Femme Protein é recomendado especialmente para as mulheres que almejam a hipertrofia por ser feito pensado justamente no corpo feminino. Ele é bem semelhante ao Whey Protein, mas possui ingredientes diferentes. Entre esses ingredientes estão o colágeno e a elastina, que proporcionam principalmente benefícios para a pele. E claro que proporciona cabelo e unhas saudáveis, pele mais hidratada. Fora que também ajuda na redução do apetite.

Por parecer com o Whey, a forma de consumir também é semelhante. A forma certa de consumir o Femme Protein é em um determinado tempo antes, ou depois, do treino na academia.

Albumina

Esse suplemento tem como matéria prima a clara do ovo pura. Deve-se consumir a albumina antes do treino ou ao longo do dia, em doses divididas igualmente em períodos de tempo iguais. Mas claro, antes um profissional nutricionista precisa analisar suas necessidades corporais para garantir que você não consuma menos ou mais que o recomendado.

Mas antes de adquirir a Albumina você deve ter em mente que a taxa de absorção que seu corpo vai ter é baixa. Pelo menos não tanto quanto o ovo, ao menos. Como qualquer outro suplemento o consumo em exagero pode trazer prejuízos à saúde do corpo, em especial aos rins.

Ainda, a ação com as bactérias do intestino provocam gases. Então deve haver um cuidado maior com a dosagem. Mas em compensação  a ação para o ganho muscular é mais benéfica. O suplemento evita o processo de catabolismo, que é a perda de massa muscular durante o sono. Também, devido ao estoque de energia que a albumina fornece, ela ajuda a recuperar as micro lesões mais rápido.

Creatina

Quase tão popular quanto o Whey Protein, a creatina traz benefícios além da o ganho de massa muscular. Pode-se ingerir de 2 a 5 gramas por dia, por um período de até 3 meses. A creatina atua como um impulsionador do desempenho físico e ainda ajuda com a recuperação de lesões.

O pâncreas, os rins e o fígado produzem a creatina naturalmente. Mas ainda assim recomenda-se consumir por um tempo limitado para que prejuízos aos órgãos, em especial aos que produzem o suplemento.

Você pode consumir a Creatina de 3 formas diferentes. A primeira é a chamada Suplementação Cíclica, que consiste em tomar uma quantidade (geralmente de 5 gramas) diariamente por até 6 semanas, e depois fazer uma pausa de metade desse tempo, 3 semanas.

A suplementação com sobrecarga, como se imagina, consiste em tomar 0,3g por quilo, 4 vezes ao dia durante 5 dias. 21g para 70kg de peso.Isso favorece a saturação do músculo, mas para evitar prejuízos à saúde, você deve tomar cuidado com a dosagem.

Conclusão

Se você quer ter o corpo sarado é importante que você conheça seus aliados na rotina. A alimentação é bem importante para conseguir o aumento da massa muscular, e você deve ficar de olho no que você come para alcançar isso. Mas só os alimentos que costumamos comer não são o suficiente para os nossos músculos crescerem, então os nutricionistas recomendam o uso de suplementos na maioria dos casos.

Procure balancear sua rotina de exercícios e a alimentar. Os nossos músculos exigem muita da nossa atenção quando precisamos que eles cresçam, então saber o que, como e quando consumir é o primeiro passo.

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