A IMPORTÂNCIA DE ESTAR BEM CONSIGO MESMO


Publicado em 16 de junho de 20210 24 3 minutos de leituraFacebookTwitterLinkedinTumblrPinterestRedditCompartilhar via e-mailImprimir

Qual a importância de estar bem consigo mesmo?

Mesmo na atualidade ainda podemos ver o quanto o preconceito em relação à saúde mental é ainda mantido por muitos. grande parte atribui ou relaciona o bem-estar e a saúde ao corpo, ao físico, tendo-se uma resistência quando se fala em saúde mentalemocional, e ao que sente, no cotidiano, ouvimos variadas formas de pensamentos e expressões quando o assunto envolve o nosso psicológico.

Frases do tipo: “Psicólogo para quê? Não sou doido! Não estou surtado”“doido que vai para terapia”, entre tantas outras. Porém, já podemos notar que esse tabu está sendo cada dia mais quebrado pelo fato da psicologia está pouco a pouco ganhando cada vez mais espaço em nosso país, derrubando barreiras, demonstrando que a psicoterapia é para toda e qualquer pessoa, seja ela para se trabalhar o autoconhecimento, para falar de suas dores, para cuidar de uma depressão, ansiedade, para se sentir ouvida, entre tantos outros fatores que nos levam a pensar em nossa saúde mental.

Não se sentir bem emocionalmente ou se sentir desconfortável em alguma condição não é frescura ou besteira, o essencial é o cuidar de si mesmo.

Bem-estar mental? Explique melhor o que é isso!

Podemos atrelar nosso bem-estar mental ao equilíbrio que conseguimos ter com as nossas emoções e sentimentos, na forma que administramos, atribuímos e intensificamos o que estamos sentindo junto aos fatores que estão acontecendo no nosso dia, nas nossas vidas e à nossa volta, sendo eles positivos ou negativos, a forma com que lidamos com eles e os enfatizamos diz respeito a como está a nossa saúde mental.

Diante dos aspectos abordados, fazendo essa relação com o bem-estar da saúde de nossa mente, emoções e sentimentos, nota-se que conseguir estar bem consigo mesmo nos traz essa harmonia, melhorando até mesmo as suas convivências com as outras pessoas

Qual a importância de cuidar da saúde mental?

A saúde mental está interligada a todo nosso ser, pois é a mente que comanda a nossa vida. Podemos assim dizer, por exemplo: se não estamos bem mentalmente, com as nossas emoções e sentimentos, nosso corpo logo nos responde, não conseguimos realizar nenhuma atividade, coisas simples como uma caminhada, para outros nem mesmo levantar da cama, ou qualquer outra ação.

Ao iniciar o nosso autocuidado, dando a devida importância ao bem-estar mental e emocional, trazemos e acrescentamos vários benefícios para nossas vidas, tais como:

  • Autoconhecimento,
  • Amor próprio,
  • Equilíbrio,
  • Conhecimento de nossas potencialidades,
  • Capacidade de enxergar as variadas possibilidades, as positividades,
  • Resiliência,
  • Encontros e/ou reencontros de si,
  • Significações ou ressignificações das nossas emoções,
  • Vivências e experiências,
  • Etc.

Atribuindo, assim, para o nosso ser, os privilégios de cuidar da saúde mental.

Como posso realizar esses cuidados e me sentir bem comigo mesmo na psicoterapia? 

Como aqui no contexto falamos dessa importância do cuidado, vale ressaltar a relevância de se compreender a naturalidade em ir ao psicólogo, já que psicoterapia é para toda e qualquer pessoa, é essencial permitir-se, estar aberto a vivenciar esse momento, essa experiência, e junto ao profissional seguir nessa busca em busca das respostas que tanto almejamos.

Todavia é importante sabermos que o comprometimento conosco e com a terapia é fundamental, uma vez que o momento terapêutico é seu, claro que existe também o compromisso do psicólogo e a escuta qualificada que ele oferta, pois durante a sessão a entrega vem de ambas as partes, pois a cada encontro existe entre o paciente e o profissional uma relação Eu-Tu, um vínculo autêntico e experiencial, assim, podemos perceber a relevância de se permitir vivenciar cada sessão, de ir se descobrindo a cada encontro, dando seus passos para esse bem-estar procurado.

Considerações finais

Mediante os fatores que foram apresentados acima, observamos o quão significativo e importante se faz o cuidado com a nossa saúde mental, o quanto estar bem consigo mesmo agrega em nossas vidas, no nosso cotidiano.

Experienciar e vivenciar estas significações e descobertas de si, faz com que o sujeito se atualize e/ou se autorrealize, tornando-se uma pessoa mais aberta às suas próprias experiências e vivencias, aos seus sentimentos, emoções, uma vez que, por mais “parecidas” que sejam as nossas experiências, elas não são iguais, pois, cada pessoa sente e intensifica da sua maneira.

Assim, procurar um profissional da psicologia para auxiliar nessa busca, é o que irá diferenciar e acrescentar na conquista do seu bem-estar e consciência dos seus sentimentos e subjetividade. Para finalizar, deixo essa frase do grande psicólogo norteamericano Carl Rogers : A “vida boa” é um processo, não um estado. É uma direção, não um destino. 

Maria Eduarda Silva de Santana

Psicóloga – CRP 17/5341

Referências Bibliográficas:

  1. BERVIQUE, Janete de Aguirre; SCARTEZINE, Luma Guirado; ROCHA, Ana Carolina Raad; PIRES, Vanessa da Silva. A NECESSIDADE DE AUTOESTIMA EM CARL ROGERS. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/hkNYQZ4GFZuVXwL_2013-5-13-15-59-41.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.
  2. CASULE, Redatora. O Que é o Bem-Estar Mental e Por Que Ele é Importante Para Você? 2018. Disponível em: https://casule.com/blog/o-que-e-o-bem-estar-mental-e-por-que-ele-e-importante-para-voce/. Acesso em: 05 maio 2021.
  3. FANG, Bruna. Autocuidado: um encontro com você mesmo. 2020. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/fala-psico/autocuidado-um-encontro-com-voce-mesmo/. Acesso em: 05 maio 2021.
Maria Eduarda Silva de Santana

Maria Eduarda Silva De SantanaSou Psicóloga Clínica, com ênfase na Abordagem Centrada na Pessoa, ênfase essa onde trabalho como uma facilitadora que entende que você tem vários recursos para uma auto compreensão, que pode mudar e/ou melhorar seus conceitos sobre si mesmo, elaborando com você sua descoberta ou redescoberta de si, assim auxiliando você, com sua saúde mental e bem estar. Caso queira tirar alguma dúvida, só falar comigo, aguardo carinhosamente o seu contato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s