VISUALIZAÇÕES GRÁFICAS ALTERNATIVAS – AMPLIE SUA VISÃO DE MERCADO


 Matias Hasenack

  • há 3 meses
  • Atualizado

Seguir

As plataformas Profit ofertam uma grande gama de possibilidades operacionais, e isto não é diferente quando estamos falando de visualizações gráficas. Neste artigo, iremos listar  as visualizações gráficas mais avançadas e alternativas às visualizações habituais, disponíveis em nossos produtos.

Vamos lá?

Ao carregarmos uma janela gráfica, teremos 2 opções para modificar o Indicador de Preços (normalmente configurado de forma padrão em candles temporais). Podemos acessar o menu de propriedades do ativo, clicando com o botão direito sob qualquer candle ou através do menu localizado ao lado da modificação temporal:

mceclip13.png

mceclip0.png

Nas propriedades do ativo, podemos modificar o tipo do Indicador de Preços, sendo o local onde definiremos as visualizações gráficas. Por padrão, a seleção sempre ficará em Automático:

mceclip1.png

Gráfico de Cluster

mceclip2.png

Disponível apenas através das plataformas Profit Pro, Profit Plus e Profit Training, ao utilizarmos a visualização gráfica em Cluster, podemos ter acesso ao “Raio-X” do candle. Ou seja, ao aproximarmos o zoom, teremos acesso às agressões em cada nível de preço. Para melhor visualizarmos qual agressão está predominante em cada nível de preço, podemos acionar a coloração por agressor, através do menu de Propriedades:

mceclip3.png

Com estas opções ativas, conseguimos determinar que, no candle de DOLFUT abaixo por exemplo, temos um acumulado de 60 agressões, sendo 5 delas de Compra e 55 de Venda. Além disso, percebemos que na primeira linha de agressão, o lado vencedor foi a Compra, visto que o salto total foi 5 Compras e 0 Vendas. Na linha de baixo, já percebemos que o saldo maior foi Vendido.

mceclip4.png

Outro recurso interessante desta visualização são as indicações abaixo de cada candle, que exibirão o Volume de cada candle. No exemplo abaixo, o candle à direita apresenta um volume total aproximado de 1,35k. Se somarmos todas as agressões do candle logo acima, chegaremos no valor total de volume.

mceclip5.png

Além disso, com auxílio do indicador Volume Financeiro, visualizamos que o volume de 3,45k gera um impacto financeiro maior que a indicação à direita, de 1,35k.

Gráfico de Barra

mceclip7.png

Na visualização gráfica em Barras, conseguimos coletar algumas informações simples sobre o fluxo de mercado do ativo.

Também conhecida como a versão simplificada da visualização em Candlesticks, conseguimos observar 3 informações básicas: o preço de Abertura, Fechamento, Máximo e Mínimo. Esta opção gráfica acaba sendo um pouco inferior aos candles, visto que não há determinação clara de qual agressão está “ganhando”, pois não há preenchimento entre a Abertura e o Fechamento:

mceclip8.png

É possível modificar a cor das linhas da visualização em Barras pelo menu de propriedades do ativo. Está cor será sempre a mesma, independente da direção do traçado (alta ou baixa):

mceclip9.png

Gráfico de Elliot

mceclip10.png

Fortemente baseado na Teoria do Caos, a visualização em Elliot focaliza em mostrar o ”psicológico” do mercado, exibindo um gráfico de Linha que além de exibir as subidas e descidas do preço em negociação, se organizarão de tal forma em que será possível identificar tendências positivas e negativas.

Cada spike é construído em formato de fractal (ou seja, o mesmo padrão de desenho pode se repetir em outros momentos, em maior o menor escala):

mceclip11.png

As Ondas de Elliot podem formar diferentes padrões, tais como diagonais de finalização, expansão horizontalcorreções em zigue-zague ou triângulos. O aspecto mais fundamental para realizar trades por Elliot é contar corretamente as ondas, utilizando regras e guias adequados. O fator psicológico do mercado (ou seja, o efeito manada) é medido de diferentes formas, cada uma caracterizada pelo formato de cada onda: Euforia, Medo, Ápice da Euforia e Ápice do Medo.

Gráfico de Heikin Ashi

mceclip12.png

Segue o padrão do gráfico Candlestick, porém na formação dos Candles o gráfico de Heikin Ashi considera o preço médio negociado no período, diferentemente do gráfico de Candlestick, que considera os preços de abertura e fechamento.

Desta forma, esse gráfico apresenta uma visualização mais suavizada, o que facilita a identificação de tendências e reversões.

O gráfico permite identificar tendências específicas bem como a intensidade dessas tendências. Como regra de bolso, temos que:

  • Vela verde, alongada, sem sombra inferior e com sombra superior, indica forte movimento de Alta;
  • Vela vermelha, alongada, sem sombra superior e com sombra inferior, indica forte movimento de Baixa.

Já a Consolidação apresenta corpos menos alongados, com sombra inferior e superior, enquanto  a Reversão de tendência está associada a corpos menos alongados e com sombras compridas, o que pode sinalizar certa “exaustão” da tendência vigente.

E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s