OS 8 ENSINAMENTOS DE BUDA PARA SER FELIZ | CAMINHO ÓCTUPLO


O Caminho de Buda Para Alcançar a Felicidade.RedaçãoAtualizado em: 20 de abril de 2021 

Esta página pode conter links de produtos e serviços que acreditamos que possam te ser úteis. Se você comprá-los, podemos receber uma pequena comissão, sem nenhum custo extra para você. Isso não interfere em nossa opinião.

8 passos para ser feliz - ensinamentos de Buda - caminho octuplo - Saber Coletivo

 Compartilhe

busca pela felicidade é uma luta antiga da humanidade. Mas, afinal, como ser feliz de fato e alcançar essa tal vida plena e repleta de alegria?

Esse é um tema que me fascinou nos últimos anos, e descobri no budismo ótimos ensinamentos sobre a felicidade que quero compartilhar com você.

Vamos descobrir quais são?O que você verá neste artigo:mostrar https://www.youtube.com/embed/DZVfgEwyXc0?feature=oembed&enablejsapi=1Assista ao vídeo para aprender de forma mais visual e didática ou leia o artigo para aprender de forma mais profunda. Você escolhe! Recomendamos os dois, pois eles se complementam. 😉

Quem foi Buda?

Buda é uma palavra que significa “iluminado, aquele que despertou”.

Segundo várias escrituras, o verdadeiro nome de Buda era Sidarta Gautama. Ele foi um príncipe que estava infeliz com a vida e resolveu fugir do seu reinado em busca de entendê-la.

Através de sua persistência diante de diversos desafios pelos quais passou, ele finalmente alcançou a chamada iluminação.

E foi aí que ele descobriu que tinha um percurso a ser seguido que nos ajudaria a nos afastar dos sofrimentos e ir em direção à felicidade. É um caminho de apenas oito elementos.

Esse conjunto de ensinamentos foi então chamado de Caminho Óctuplo, também conhecido como Caminho de Oito Aspectos ou Caminho do Meio. Vamos conhecer cada passo.

E caso você queira saber mais sobre a história de Buda, recomendamos o livro Sidarta, de Hermann HesseEle tem em capa dura, mas também sua edição de bolso, que é bem econômica.

O Nobre Caminho Óctulo

Nobre Caminho Óctuplo são as práticas ensinadas por Buda para conseguirmos superar as ilusões e os sofrimentos, evitando os extremos e seguindo o famoso Caminho do Meio.

Esse Caminho de Oito Aspectos está relacionado à quarta nobre verdade, que faz parte das Quatro Nobres Verdades de Buda.

São eles:

  1. Compreensão Correta (Samyag-drsti);       
  2. Pensamento Correto (Samyak-samkalpa);
  3. Fala Correta (Samyag-vac);        
  4. Ação Correta (Samyak-karmanta);
  5. Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);      
  6. Esforço Correto (Samyak-vyayama);
  7. Atenção Correta (Samyak-smrti);      
  8. Concentração Correta (Samyak-samadhi).

1. Compreensão Correta (Samyag-drsti)

Para o budismo, a vida é um ciclo de sofrimento e insatisfação que buscamos suprir através da realização de desejos por coisas transitórias.

Quem nunca furou uma dieta que estava lhe fazendo bem para comer um sorvete, e, logo em seguida, se sentiu mal novamente?

visão correta serve para nos fazer entender melhor que a realização de um desejo nem sempre vai nos deixar mais felizes. Podendo fazer justamente o contrário. 

Entender bem a nossa motivação por trás de certas escolhas, nos ajuda a superar diversos obstáculos que irão surgir pelo caminho.

2. Pensamento Correto (Samyak-samkalpa)

Segundo Buda, pensamento é ação e ajuda a criar nossa realidade.

Quando você começa a ter pensamentos tristes ou raivosos, começa a sentir tristeza e raiva. E, consequentemente, vai agir de acordo com aquilo que está sentindo.

Quem não se lembra de alguma vez sentir raiva sem perceber e, por conta disso, ter passado todo o dia mal humorado, chegando até a maltratar seus colegas e familiares?

Pois é, o fato de nos permitirmos pensar sobre coisas que nos causam tristeza ou raiva é capaz de acabar com nosso dia, nos deixando ainda piores.

Quando você ficar mal ou irritado sem motivo aparente, busque mudar esse estado.

Você pode colocar uma música suave ou alegre, ou até mesmo ler algumas palavras em algum livro que te façam sentir melhor.

Seu dia vai ser muito mais agradável depois disso, pode apostar!

3. Fala Correta (Samyag-vac)

Você já deve ter ouvido que “palavras têm poder”, não é verdade? Para o budismo isso é uma realidade. Logo, devemos escolher apenas as melhores para serem ditas.

Buda aconselhou que devemos falar apenas palavras que possam trazer bons propósitos, para nós e para os outros.

Por isso, não devemos mentir, fazer fofocas ou machucar os outros com palavras. E também devemos evitar conversas inúteis.

Utilizando as palavras com bondade, a tendência é que possamos trazer a tão buscada sensação de felicidade e bem-estar para nós e também para os outros.

Muitas vezes nos arrependemos por dizer palavras duras para aqueles que amamos. Mas depois de dizê-las, não podemos voltar atrás.

Neste caso, peça sempre desculpas. E se esforce para ser mais gentil em uma próxima oportunidade. Afinal, se podemos dizer as coisas de infinitas formas, por que não escolher aquelas que podem deixar o clima mais harmonioso?

4. Ação Correta (Samyak-karmanta)

O quarto ensinamento de Buda para ter uma vida feliz é adotar uma ação correta.

Para o budismo, assim como os pensamentos podem nos influenciar, as ações também podem. E são elas que vão ajudar a construir aquilo que somos ou que podemos vir a ser.

Portanto, devemos sempre prestar atenção sobre como nossas atitudes podem ajudar ou prejudicar as pessoas e a nós mesmos.

Por isso, antes de agir, sempre pense:

Esse tipo de ação faz de mim uma pessoa melhor ou pior?” 

5. Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva)

Ter um trabalho digno que não cause mal aos demais para ser realizado é um dos aspectos do caminho óctuplo do budismo.

Não se pode ser feliz tendo algum meio de vida ilícito, por exemplo.

Um trabalho que te faça sentir culpa por algum mal que possa causar a outro ser, ou medo de ser pego, não pode trazer felicidade, mesmo que traga dinheiro.

Também faz parte deste meio de vida correto gastar menos do que se ganha e poder ser generoso com os demais. Pois, uma vida equilibrada é também plena e feliz. 

Coisas simples já podem fazer a diferença.

Experimente, por exemplo, ceder seu lugar na fila do supermercado para alguém que esteja com uma quantidade pequena de coisas.

Este pequeno gesto vai iluminar seu dia e o dessa pessoa. Simples, não é mesmo ?

6. Esforço Correto (Samyak-vyayama)

O esforço correto para abandonar pensamentos, ações, palavras e modo de vida prejudiciais é o que será capaz de trazer uma sensação de plenitude e paz para nossas vidas.

Reflita:

De que adianta sabermos daquilo que nos faz mal, ou aos demais, e continuar fazendo? 

Um esforço no sentido de mudar nossa atitude diante da realidade é que vai garantir que tenhamos uma vida mais feliz e plena.

Por exemplo:

Todos nós já sabemos que fumar causa mal a nós e ao outros, não é verdade? Então não basta sabermos disso, precisamos nos esforçar para abandonar esse vício.

Dirigir de forma violenta e arrogante também não é uma atitude positiva e vale a pena mudarmos.

Esses foram apenas dois exemplos genéricos. Mas faça você mesmo sua autoanálise, veja onde pode melhorar e se dedique nessa direção.

7. Atenção Correta (Samyak-smrti

O sétimo ensinamento de Buda do Caminho de Oito Aspectos se refere a ter atenção ao que pensamos, sentimos e ao que acontece à nossa volta.

Isso é o que nos fará agir no sentido de mudar aquilo que não esteja nos ajudando a ter uma vida feliz. 

Se você consegue perceber que está sentindo raiva, vai perceber que emoção surgiu de um pensamento negativo, podendo então mudar seu estado de espírito.

Buscar autoconhecimento ajuda muito nesta parte. Pois quem se conhece bem, sabe bem daquilo que lhe faz bem ou o contrário. 

A tradicional terapia, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta para isso.

Os sentimentos e emoções acontecem na mente e também no corpo. Por isso, praticar alguma atividade física ou algum tipo de dança, também podem ajudar a entender aquilo que sentimos.

Busque algo que faça sentido para você e que te ajude a se conhecer melhor. Com certeza te fará muito bem!

8. Concentração Correta (Samyak-samadhi)

Através de estabilidade e foco mental podemos alcançar mais alegria e plenitude.

É essa capacidade de concentração que nos fará ter atenção a todos os aspectos do Caminho Óctuplo do budismo

Quem está atento ao que sente, também tem atenção ao que pensa e a como age.

E quem tem autoconhecimento, sabe daquilo que lhe faz bem ou mal e conhece também seu próprio corpo e sua própria mente.

Percebe como todos os ensinamentos de Buda dos Oito Aspectos estão interligados?

O estado de concentração plena para o budismo pode ser encontrado através da meditação.

Existem vários tipos de meditação:

  • Com mantras
  • Silenciosas
  • Estáticas
  • Em movimento

Escolha uma e pratique diariamente. Isso te ajudará muito no caminho de encontrar a felicidade genuína.

Livros Sobre Felicidade e Budismo

Existem vários livros que podem nos ajudar a ser feliz. Alguns deles também são livros sobre budismo.

Mas repare que falei ajudar, hein?! (rs) Pois nós é que teremos que nos esforçar e fazer toda a transformação.

Veja alguns livros que podem te ajudar a ter uma vida mais plena:

Conclusão

Viu como ser feliz tem alguns atalhos valiosos e pode não ser aquele bicho de sete cabeças?

E você não precisa necessariamente seguir o Caminho Óctuplo do budismo para isso. Existem outras opções também. Mas, com certeza, todas passam por desenvolver o autoconhecimento.

Mas não dá para negar que esses ensinamentos de Buda são muito interessantes e podem nos tirar de vários sofrimentos, não é verdade?

É totalmente possível alcançar uma vida mais plena e feliz. Mas se você achar difícil, pode começar aos poucos. 

Um gesto de gentileza hoje, cinco minutos meditando amanhã e em breve você já estará se sentindo melhor.

Procure colocar em prática essas mudanças, garanto que não irá se arrepender!  

E você, o que achou dos ensinamentos de Buda para a felicidade?

Fez sentido para você? Já pratica alguma coisa que te deixa mais feliz?

Compartilhe sua experiência aí embaixo, assim outros podem se beneficiar também. CompartilheRedaçãoNosso propósito é contribuir com o desenvolvimento humano. E aqui fazemos isso através de conteúdos de qualidade. Participe desse movimento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s